O estudante Gerson Rocha de Oliveira, do terceiro ano do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, da Universidade Estadual de Goiás - câmpus Pirenópolis, apresentou para degustação, na noite desta quinta-feira, 16 de outubro, o maior brigadeiro do mundo. Foram três meses de pesquisa, acrescidos de dois dias intensos de produção, para que o doce gigante ficasse pronto.

    A despeito de o feito não constar no Guinness Book - o livro dos recordes mundiais - Gerson garante que nunca antes a guloseima teve maiores proporções. "Em dois meses de pesquisa intensa, descobrimos que, na Expo Brasil Chocolate, fizeram o maior brigadeiro do mundo com 20, 95 kg. Também soubemos que, em duas cidades do interior de São Paulo, foi feito um brigadeiro de 20 quilogramas e outro de 20,5 kg. Por isso decidimos dobrar os recordes", disse ele.

    Ingredientes

    Para que o doce ficasse pronto, foram utilizados 5 quilogramas de cacau 100%, acrescidos de 50 quilogramas de leite condensado e 5 pencas de banana. Desta fruta, também se aproveitou a casca, que foi utilizada para ajudar a compor a biomassa do produto.

    Além desses ingredientes-base, Gerson explica que os elementos do cerrado foram aproveitados: castanha de baru, castanha de caju e o "coco gueroba" foram moídos, triturados e cortados em pedacinhos. Alguns deles também foram utilizados inteiros no brigadeiro gigante. "Nosso objetivo é valorizar os produtos da terra, por isso buscamos essas castanhas", explica Gerson.

    O estudante, que está no último ano do curso de Gastronomia, fez o doce com a ajuda de cinco companheiros de equipe. Eles iniciaram os trabalhos na manhã de quarta-feira, 15 de outubro, e o finalizaram na noite de quinta, 16. Cerca de 150 pessoas, dentre adultos e crianças, provaram a guloseima no câmpus da cidade de Pirenópolis, a 128 km da Capital goiana.


    Da redação do site

    Usamos cookies para melhorar os nossos serviços
    Leia mais sobre como usamos cookies e como você pode configurá-los.